Postagem em destaque

Real goleia o Liverpool

Real madrid goleia o Liverpool no jogo de ida depois de esta perdendo, teve falaha de goleiros e belos gols. Depos de estar perdendo por 2x0...

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Para especialistas, Ronaldinho tem pouca chance e lateral esquerda está aberta

BRASIL

Jornalistas acham que Dunga praticamente fechou o grupo da Copa. Ronaldinho não está nos planos e disputa se resume à lateral esquerda

Jornais italianos destacam a ausência de Ronaldinho



O técnico Dunga fez nesta terça-feira a última convocação da seleção brasileira antes da lista final para a Copa do Mundo e Ronaldinho Gaúcho uma vez mais não foi chamado. Já Gilberto, de 33 anos, reapareceu para tentar dar uma solução à lateral esquerda, mesmo jogando no meio-campo no Cruzeiro. O GLOBOESPORTE.COM escutou a opinião de alguns jornalistas que acompanham a seleção brasileira sobre os 22 escolhidos pelo treinador para o amistoso contra a Irlanda, no dia 2 de março, e o panorama que se desenha para a convocação para a Copa do Mundo.

Ronaldinho Gaúcho, situação complicada
No Milan, Ronaldinho Gaúcho voltou a ter algumas boas atuações e se criou uma grande expectativa em torno da possível volta do meia. Mas Dunga preferiu mantê-lo fora do grupo. Na Itália, os principais jornais destacaram a decisão do treinador e consideraram que ficou ainda mais difícil a ida do craque para a Copa do Mundo. O site do jornal "La Repubblica" foi o mais incisivo em sua manchete: "Ronaldinho, o Mundial se afasta". Na tradicional "Gazzetta dello Sport", a notícia era o destaque principal. A manchete, entretanto, era meramente informativa: "Dunga ignorna Ronaldinho para o amistoso contra a Irlanda".
O comentarista do SporTV Lédio Carmona concorda com a decisão de Dunga. Ele também não chamaria Ronaldinho Gaúcho para o amistoso contra a Irlanda.

- Achei absolutamente coerente. Eu, por exemplo, não chamaria Julio Baptista e Doni, mas a justificativa do Dunga é coerente. Não dá para questionar. Ele trabalha com serviços prestados e formação de grupo. São dois reservas. E eu não chamaria Ronadinho Gaucho. Concordo com ele. Cada treinador tem um critério. E, de fato, Julio Baptista sempre jogou bem com o Dunga. Ronaldinho Gaúho, não - disse Lédio Carmona, que ainda acredita que o meia do Milan pode figurar entre os 23 convocados em maio para a Copa do Mundo.

- Pode ser que ele mereça a convocação até maio, se tiver uma sequência de jogos. Mas neste momento nada justifica sua convocação.

O jornalista Maurício Fonseca, repórter do jornal O Globo, considera que a presença de Ronaldinho Gaúcho na seleção importante na Copa do Mundo. Mas acredita que as chances de o meia do Milan ser convocado muito pequenas.

- Acho que a seleção tem uma dependência muito grande do Kaká. O Julio Baptista tem que estar na seleção, mas não como reserva do Kaká. Ele não joga parecido com o Kaká. Se ele tiver um problema, o Dunga vai ter que trocar o jeito de a seleção jogar. Acho que se o Ronaldinho quiser jogar a sua terceira Copa do Mundo ele vai ter que fazer chover na Itália. O Ronaldinho só se rebolar muito. Mas ele pode fazer isso - disse.
Maurício Fonseca considera que Dunga tem um setor ofensivo bem definido, com jogadores que corresponderam as suas expectativas nos últimos três anos. Por isso, considera bastante difícil a saída de Kaká, Elano, Júlio Baptista, Ramires, Luis Fabiano, Robinho, Adriano ou Nilmar para a vinda de Ronaldinho Gaúcho. A chance do meia do Milan, no seu ponto de vista, seria o treinador da seleção resolver levar apenas um lateral-esquerda para a África do Sul.

- Você pode se dar ao luxo de levar o Ronaldinho Gaúcho em uma lista de 23 jogadores. Tira um lateral-esquerdo. Hoje o Dunga não tem nenhum mesmo. Então para que levar dois? - completou. 

Wellington Campos, repórter da Rádio Itatiaia, acha que as chances de Ronaldinho Gaúcho fazer parte do grupo diminuíram consideravelmente.

- O Dunga deixou bem evidente que o cara precisa estar conectado como grupo, que não vai ter estrela, todo mundo é igual. Acho muito difícil o Ronaldinho voltar à seleção e ir à Copa. Ele vai ter que fazer muitos gols e levar o Milan ao título italiano ou torcer para alguém se machucar - disse. 
 
Gilberto, a surpresa
  
Ampliar FotoMarcelo Machado/GLOBOESPORTE.COM

Gilberto está de volta à seleção

A grande surpresa da lista de Dunga foi a presença de Gilberto para a lateral esquerda. Aos 33 anos, o jogador tem atuado como meia no Cruzeiro e estava fora dos planos do treinador desde a Copa América de 2007. 

- Eu entendo muito mais a ausência do Ronaldinho do que a presença do Gilberto. Foi uma das maiores incoerências do Dunga no comando da seleção. O Gilberto deixou de ser convocado até pelo Dunga e agora reaparece, aos 33 anos, como solução para lateral sem jogar mais na posição - disse Maurício Fonseca.

O jornalista Rafael Marques, da Rádio Globo, tem uma opinião parecida e também estranhou a volta de Gilberto para a seleção brasileira. Uma vez, ao explicar a ausência de Marcelo, do Real Madrid, Dunga justificou que o jogador atuava no meio-campo e não era mais um especialista da posição. 

- Fiquei surpreso com a volta do Gilberto, que fazia um bom tempo que não era convocado. E não entendo muito o critério para chamá-lo. Ele tem 33 anos e joga no meio-campo de seu clube. O resto foi coerente e o Dunga manteve os nomes de quem é fiel a ele - disse.

Wellington Campos tem uma visão diferente. Ele considera que Gilberto ainda pode ser útil à seleção por ser um jogador experiente e pelo fato de Dunga não ter encontrado alguém para a posição. 
 
- Ele tem uma bagagem e joga em duas posições. Assim como ele tem o Daniel Alves pela direita, vai ter pelo lado esquerdo o Gilberto. O que me surpreende mais, na verdade, é a ausência do André Santos. Parece que ele teve algum problema com o grupo nas últimas convocações.
Maurício Fonseca vai pelo mesmo caminho. E considera que algo aconteceu para André Santos deixar de fazer parte do grupo nesta reta final para a Copa do Mundo.

- O André Santos, que parecia o favorito para a lateral esquerda, foi para o final da fila. Aconteceu alguma coisa aí internamente na convivência do grupo, algo que é muito valorizado pelo Dunga - disse.

Poucas alterações para a lista final da Copa do Mundo

Ampliar FotoAg./EFE

Marcelo: bem no Real Madrid, ignorado por Dunga

A convocação final para a Copa do Mundo vai acontecer no início de maio. Mas a expectativa é de poucas alterações em relação aos 22 convocados para o amistoso contra o Irlanda. 

- A vaga que resta é mais na lateral esquerda e talvez uma no gol - disse Wellington Campos.

Apesar das boas atuações no Real Madrid, Maurício Fonseca não acredita na volta de Marcelo à seleção brasileira. 

- Acho que assim como o André Santos, o Dunga se decepcionou com o Marcelo na última vez que ele foi convocado. Aconteceu alguma coisa que ele nunca mais foi chamado. Apesar de não acreditar, acho que pode ter uma mudança ou outra na lista final - disse.
Outro que parece não ter mais esperanças para retornar é o atacante Alexandre Pato, do Milan. Nilmar se firmou com os gols e as boas atuações nos últimos jogos da seleção brasileira.

- Não acredito mais no Pato e o Marcelo também não têm indício de que vai ser chamado novamente. Acho que o Dunga não muda a defesa e o ataque. A sua dúvida talvez seja apenas na lateral esquerda. Até a convocação a final alguém que jogou com ele pode voltar. O André Santos, o Kleber talvez.

Lédio Carmona concorda com Dunga sobre as ausências de Alexandre Pato e Marcelo.

- Não levaria o Pato para a Copa do Mundo. Ele teve várias chances e mostrou muita timidez. O Marcelo, idem. Nunca me convenceu para jogar na Seleção.
O Vagner Love também teve sua chance e não aproveitou. É inferior a quem foi chamado, e também ao Kléber e ao Fred. O Love é bom jogador, mas há gente na frente dele. André Santos é um bom lateral-esquerdo. E fez partidas de razoáveis para boas pela seleção. Esse nome, sim, me surpreende por não estar na lista - disse Lédio.

Sobre Ronaldo e Roberto Carlos, o comentarista do SporTV também considera acertada a decisão do Dunga em não convocá-los.

- Se a imprensa e a torcida quer o Ronaldo e o Roberto Carlos de volta, é sinal de que nos falta coerência. Em 2006, pedíamos que eles não fossem mais convocados. Agora, parte da mídia os quer de volta? E aí? Eu não levaria nenhum dos dois - completou.

Só um lateral-esquerdo? 

Ampliar FotoRicardo Saibun/Site Oficial do Santos

Neymar pode sonhar com a Copa do Mundo?

A lateral esquerda é, sem dúvida, a posição mais aberta na seleção brasileira. Dunga testou nove jogadores e não encontrou um único nome. Agora, Michel Bastos, que tem apenas dois jogos com a amarelinha, e Gilberto, que já era carta fora do baralho, foram chamados.

Como Daniel Alves foi testado e correspondeu improvisado na esquerda, há quem defenda a convocação de apenas um lateral para a posição.

- Só levaria um lateral-esquerdo e abriria uma vaga para alguém no meio ou na frente. Eu deixaria esta vaga para quem estivesse iluminado as vésperas da Copa - opina Lédio Carmona.

Maurício Fonseca faria o mesmo. E até esperaria para ver se Neymar, do Santos, vai manter o alto nível até o anúncio da lista final.

- Hoje não convocaria o Neymar. Mas se ele continuar jogando assim por mais dois meses talvez mereça uma chance, na opinião. É jovem, é cheio de gás e tem muito potencial. Por que não levar um jogador de 18 anos para a Copa que ninguém conhece em um grupo de 23? - disse.

SANTOS

Chulapa visita CT Rei Pelé e acaba virando alvo dos garotos santistas

Os jogadores do Santos receberam nesta terça-feira a visita do ex-atacante Serginho Chulapa. Maior artilheiro alvinegro após a Era Pelé, com 104 gols. Chulapa, que atuava como auxiliar técnico do Peixe até o ano passado, negocia para voltar ao clube. Ele deverá trabalhar nas categorias de base, como um descobridor de talentos.

Adilson Barros/GLOBOESPORTE.COM

Molecada do Peixe mostra que não tem lá muito respeito pelos mais velhos. Chulapa visitou o CT Rei Pelé e acabou levando trote

Apesar de ser grandalhão e ter fama de briguento, Chulapa não foi páreo para a molecada santista. Robinho, André, Madson, Felipe, entre outros, conseguiram derrubar o ex-jogador no chão e jogá-lo para cima. Precavido, o atacante Zé Eduardo preferiu não participar da brincadeira.

- Eu? De jeito nenhum. Vocês já viram o tamanho da mão do Chulapa? Prefiri ficar fora dessa.

PALMEIRAS

Animado, Lincoln abre mão do carnaval para entrar em forma mais rápido

Lincoln está animado com o retorno ao futebol brasileiro. Tanto que não quer folga. O jogador pretende iniciar os treinamentos o mais rápido possível no Palmeiras e até mesmo usar o período de carnaval para aprimorar a parte física. Afinal, ele não entra em campo há oito meses por conta de uma briga com seu ex-clube, o Galatasaray.

- Eu quero logo ter a minha programação de treino. Sei que chego em véspera de carnaval, mas não estou preocupado com isso, não. Eu quero é treinar – disse.

Aos 31 anos e depois de nove deles fora do país, o meia ainda não sabe em quanto tempo estará apto para entrar em campo. Tudo vai depender da rotina de treinamentos que será passada pela comissão técnica do Palmeiras.
- Vinha treinando com o meu preparador físico particular durante esse tempo, mas o retorno vai depender dos treinamentos aqui. Quero começar a treinar com o elenco em pouco tempo – completou Lincoln.

Apesar do longo período fora dos gramados, o meia chega ao Palmeiras para ser titular na equipe do técnico Muricy Ramalho. Provavelmente, ele formará a armação da equipe ao lado de Cleiton Xavier, um dos destaques do atual elenco alviverde.

CORINTHIANS
Depois de 21 dias trancafiados na pré-temporada em Itu e um cansativo início deCampeonato Paulista, os jogadores doCorinthians serão recompensados no carnaval. O elenco ganhou do técnico Mano Menezes dois dias para curtir a Festa de Momo. O treinador, com todo seu jeitão gaúcho de comandar a equipe, também mostrará que tem samba nos pés e cairá na folia.

Mano participará do desfile da escola que leva o nome da maior torcida organizada do Corinthians, na madruga de sábado para domingo. O tema, claro, será o centenário do clube. O presidente Andrés Sanches também já confirmou presença. O Timão terá no sambódromo paulistano um camarote referente aos seus 100 anos.

- Entendo pouco de carnaval. Vou ao desfile – limitou-se a dizer o treinador, que liberou os atletas sábado à noite (após a partida contra a Portuguesa, às 16h, no Canindé), domingo e segunda-feira pela manhã. À tarde, o grupo já volta a treinar.

O Corinthians volta a campo na quarta-feira seguinte para enfrentar o Mogi Mirim, no Pacaembu, também pelo Campeonato Paulista. A semana, aliás, começará a ser decisiva. No dia 24, o Timão estreia na Taça Libertadores, diante do Racing-URU, no mesmo local. 
- O jogo de quarta faz com que nós não possamos colocar o bloco na rua todos os dias. Vamos colocar no sábado à noite e no domingo à noite. Segunda de manhã tem um folguinha para recuperar, mas à tarde temos que estar trabalhando para o jogo de quarta – acrescentou.

Apesar do pouco tempo para curtir, os jogadores do Corinthians estão liberados para a farra gastronômica e até para a cerveja, mas sem exageros.

- Não tem recomendação – disse o técnico.

Com liberação ou não, Ronaldo era o único do elenco que teria de comparecer ao carnaval do Rio de Janeiro por causa de contratos publicitários. Em São Paulo, o craque ainda não decidiu se visitará o sambódromo e o camarote alvinegro.

SÃO PAULO

Grupo 2: cabeça de chave, São Paulo é o único sem credencial de campeão

Curiosamente, o hexacampeão São Paulo é o único time do Grupo 2 sem um título em 2009 como credencial. O Once Caldas ganhou o Apertura no primeiro semestre na Colômbia; e Monterrey e Nacional conquistaram os torneios do segundo semestre no México (Apertura) e no Paraguai (Clausura), respectivamente.  

Palpite do blog La Pelota:
“O São Paulo deve passar com uma certa tranquilidade. O Monterrey tem um bom time e pode complicar o caminho do Tricolor. O Once Caldas tem ao seu lado a mística de 2004, mas o time é limitado. O Nacional-PAR é figurante.”

1º São Paulo
2º Monterrey
3º Once Caldas
4º Nacional-PAR


São Paulo vai estrear na Taça Libertadores da América de 2010 nesta quarta-feira na partida contra o Monterrey (MEX), marcada para as 21h50m, no estádio do Morumbi. E, do atual elenco, ninguém entende mais da competição sul-americana que o goleiro e capitão Rogério Ceni, que, assim que tocar na bola no duelo deste meio de semana, estará completando o seu 61º jogo no torneio sul-americano.

Arquivo/Diário de São Paulo

Goleiro comemora um dos seus gols marcados na partida contra o Tigres, pelas quartas-de-final da Libertadores de 2005, no estádio do Morumbi


E é justamente neste duelo que Rogério Ceni poderá marcar ainda mais o seu nome na história do clube do Morumbi. Se marcar um gol, ele se tornará o maior artilheiro da história do clube, com 11 gols. Atualmente ele está empatado com Muller, Palhinha e Pedro Rocha, cada um com dez tentos marcados. 

CONFIRA A LISTA DE GOLS DO GOLEIRO NA LIBERTADORES
DATAADVERSÁRIOLOCALPLACARCOMO FOI O GOL
11/02/2004 Alianza Lima-PER Lima (PER) 2 x 1 falta
19/05/2004 Dep. Táchira-VENMorumbi  3 x 0 falta
09/03/2005 Univ. de Chile-CHI Morumbi 4 x 2 falta
25/05/2005 Palmeiras Morumbi 2 x 0 pênalti
01/06/2005 Tigres-MEX Morumbi 4 x 0 falta
01/06/2005 Tigres-MEX Morumbi 4 x 0 falta
22/06/2005 River Plate-ARG Morumbi 2 x 0 pênalti
20/04/2006 Caracas-VEN Morumbi 2 x 0 pênalti
03/05/2006 Palmeiras Morumbi 2 x 1 pênalti
26/07/2006 Chivas-MEX Guadalaraja-MEX 1 x 0 pênalti

 Dois fatores envolvendo Ceni ainda deixam o torcedor são-paulino mais otimista para a primeira partida no torneio sul-americano. Primeiro, quando ele marcou gols, o São Paulo jamais empatou ou perdeu. Foram nove partidas e nove vitórias. Além disso, dos dez gols marcados, três foram em times mexicanos: dois contra o Tigres, pelas quartas de final da edição 2005 e um contra o Chivas, pela semifinal de 2006. O número poderia ser ainda maior, já que no mesmo jogo em que marcou dois gols contra o Tigres, o camisa 1 desperdiçou um pênalti.

Ampliar FotoAgência/EFE

Goleiro comemora o gol marcado contra o Chivas, em 2006, no estádio Jalisco, em Guadalajara

A partida desta quarta ainda será especial para Ceni por outro motivo. Na edição do ano passado, ele disputou apenas três partidas pela fase de classificação. Na sequência sofreu uma grave lesão no tornozelo, que o afastou dos gramados por quatro meses. Ele retornou apenas no segundo semestre para disputar o Campeonato Brasileiro.

O capitão são-paulino não esconde o otimismo para a estreia da equipe na Libertadores. No último domingo, mesmo após a derrota de 2 a 1 para o Santos, pelo Campeonato Paulista, o jogador deixou claro que o resultado não terá interferência nenhuma na partida contra os mexicanos.

-  Dá para começar bem. O Santos é uma equipe muito boa e, se estivesse na Libertadores, ganharia muitos jogos. Foi um ótimo teste para nós, importante, e perdemos em pequenos erros. Mas estamos preparados e tenho certeza de que faremos uma boa estreia. Se poderia ser (uma equipe) melhor, talvez sim, mas temos condições de estrear bem. Estamos focando a Libertadores e agora é entrar em campo e fazer uma grande partida - concluiu o goleiro artilheiro.

globoesporte.globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário