Postagem em destaque

Real goleia o Liverpool

Real madrid goleia o Liverpool no jogo de ida depois de esta perdendo, teve falaha de goleiros e belos gols. Depos de estar perdendo por 2x0...

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

ESTÁDIOS DE SÃO PAULO

MP veta nove estádios do Paulistão
Presidente da FPF afirmou que a responsabilidade pelos laudos é dos clubes

O Ministério Público de São Paulo reprovou nesta quinta-feira nove estádios de times que disputam o Campeonato Paulista, por não atenderem a nenhum requisito de segurança exigido pelos orgãos fiscalizadores.


Entre os estádios completamente interditados, quatro têm partidas programadas para a primeira rodada do Paulistão, no dia 16: o estádio Augusto Schimidt, em Rio Claro (Rio Claro x Botafogo), Nabi Abi Chedid, de Bragança Paulista (Bragantino x Oeste) e Frederico Dalmazo, em Sertãozinho (Sertãozinho x Barueri). O estádio AMA, em Monte Azul, Décio Vita, de Americana, Canindé, na capital paulista, Ildenor Semeghine, em Itápolis e Santa Cruz, palco do jogo entre Corinthians e Monte Azul, em Ribeirão Preto também foram interditados pela promotoria do MP.


- A Federação Paulista de Futebol está sendo notificada agora à tarde e esperamos que o doutor Marco Pólo Del Nero (presidente da FPF) vá se reunir com a sua diretoria e eles vão achar a melhor saída para que tudo ocorra bem. Sabemos que alguns clubes passam por dificuldade, dependem de suas prefeituras, mas não queremos dificultar o campeonato, queremos melhorar o espetáculo para os clubes e para os torcedores - afirmou o promotor de justiça Paulo Castilho.


O presidente da FPF, Marco Pólo Del Nero confirmou o veto aos estádios, afirmou que a responsabilidade pela segurança dos estádios é dos clubes e que não existe a possibilidade de cancelamento das partidas deste sábado.


- Não existe qualquer possibilidade de cancelamento dos primeiros jogos do campeonato. Podemos mudar o local do jogo, mas não cancelar. Agora mesmo eu vou conversar com o departamento de competições e com os presidentes dos clubes para tentar saber o que pode ser feito - informou.


Marco Polo salientou também que havia sido notificado pelos próprios clubes de que os estádios estavam em ordem, e que os ingressos poderão ser devolvidos aos torcedores, sendo isso responsabilidade dos times.


- Quem é responsável pelos laudos são os próprios clubes. Nós mandamos nossos engenheiros, mas quem nos manda o certificado da polícia militar e dos orgãos competentes são os presidentes dos times. Sobre os ingressos que já foram vendidos, pode ser que os clubes tenham que devolver o dinheiro aos torcedores, caso não resolvamos essa situação até o sábado. Estou esperando o laudo dos clubes até as 18h de hoje. Se não receber, as partidas serão em outro lugar ou então serão com os portões fechados. A ajuda do MP é sempre bem-vinda, e esses vetos já são rotina para nós - afirmou Del Nero.


Além dos estádios vetados, outros foram aprovados com restrições, por atenderem parcialmente os quesitos de segurança aos atletas, árbitros e torcedores. Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, Bruno José Daniel, em Santo André, Morumbi, Pacaembu e Palestra Itália, de São Paulo, Jaime Cintra, de Jundiaí, Eduardo José Farah, em Presidente Prudente, José Maria de Campos Maia, estádio do Mirassol e a Vila Belmiro, em Santos terão parte de suas dependências interditadas pela Defesa Civil.


- Eu espero uma posição de respeito e seriedade do Marco Pólo Del Nero. Eu acho que ele vai tentar adequar os estádios. Alguns não têm condições e outros precisam apenas de melhorias. Nós estamos trabalhando para não acontecer outra tragédia como aconteceu em Curitiba no ano passado - salientou o promotor.


O promotor criticou também o trabalho que era realizado antes, e que agora as avaliações nos estádios são muito mais rígidas.


- Antes se fazia uma avaliação e dizia apenas em uma frase: ‘este estádio está aprovado’. Agora, fazemos um laudo de 140 páginas, ou seja, ou é ou não é. Só tem três possibilidades: laudo aprovado, aprovado com restrições ou laudo reprovado - concluiu.


O estádio Novelli Júnior, do Ituano, que também tinha sido vetado pelo MP, conseguiu a liberação no inicio da noite para a estreia do Campeonato Paulista, com a diretoria comprometendo-se a entregar os laudos de segurança até esta sexta-feira.


Estádios vetados:


AMA (Monte Azul)
Décio Vita (Americana)
Augusto Schimidt (Rio Claro)
Canindé (São Paulo)
Frederico Dalmazo (Sertãozinho)
Ildenor Semeghine (Itápolis)
Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista)
Santa Cruz (Ribeirão Preto)


Estádios com restrições:


Anacleto Campanella (São Caetano do Sul)
Bruno José Daniel (Santo André)
Morumbi (São Paulo)
Pacaembu (São Paulo)
Palestra Itália (São Paulo)
Jaime Cintra (Jundiaí)
Eduardo José Farah (Presidente Prudente)
José Maria de Campos Maia (Mirassol)
Vila Belmiro (Santos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário